Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná
  • CONTENT

Notícias

19.09.2019

Especialistas orientam como identificar e prevenir casos de suicídio; ASSOFEPAR participa das atividades

Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. A campanha brasileira Setembro Amarelo, começou no ano de 2015 e o mês foi escolhido para a ação porque, desde 2003, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

 

Para abordar o tema no âmbito dos Militares Estaduais do Paraná, ocorre até a última semana do mês, no auditório da AVM, o ciclo de palestras “É preciso falar para prevenir”.  A ASSOFEPAR, representada por seu Diretor-Geral, Cel. Izaías de Farias, está participando das apresentações. Nesta quinta-feira (19), foi a vez da palestra “Dependência Química e Suicídio”, ministrada pelo psicólogo Eliton França, que integra o quadro do SAS.

 

Para o especialista, a dependência em si já pode ser um sintoma. “O que influencia as pessoas que usam álcool e outras substâncias, de que forma saber que se trata de um sintoma de tendência suicida, é preciso conhecer para que se consiga prevenir.  Essas palestras e ações deixam essas questões mais próximas da nossa realidade e ajudam as pessoas que não são da área da saúde a reconhecerem os sintomas e como auxiliar”, disse França, que também destacou os serviços disponíveis na corporação.

 

“Nós temos o Serviço de Assistência Social, o Centro Terapêutico, que fica ao lado do HPM e o pronto atendimento, que é feito no próprio HPM, que podemos fazer os encaminhamentos, e nos dois hospitais psiquiátricos conveniados”, concluiu.

 

 

Já o Cap. Rafael Penkal, Chefe do Serviço de Ação Social da PMPR, ressaltou que em cada dez casos, nove podem ser evitados e essas ações são contínuas. “Procuramos fazer essas abordagens e palestras durante todo o ano, mas intensificamos este mês. Nossa meta é chegar a todas as unidades, porque a prevenção e a oferta do tratamento são fundamentais. É essencial não ignorar os sinais e buscar ajuda, disse o Oficial.

 

 

O ciclo de palestras será encerrado na próxima quinta-feira (26), com o tema “Transtornos Mentais e Suicídio”, às 9h, no auditório da AVM.

 

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha