Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná
  • CONTENT

Eventos

06.11.2018

ASSOFEPAR prestigia cerimônia militar em comemoração aos oito anos de criação do BOPE

Foto:Soldado Amanda Morais

 

Em uma bela demonstração de técnica e precisão, equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) coroaram a comemoração dos oito anos de criação da Unidade em uma cerimônia militar realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral da PMPR, no último dia 1º. A solenidade também contou com homenagens aos Militares Estaduais e civis com a entrega da Medalha Mérito Operações Especiais e com a formatura dos alunos do Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC).

 

Para o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), Coronel Izaías de Farias, a apresentação das Subunidades à comunidade foi fundamental para exemplificar o alto nível do efetivo. “As apresentações demonstraram a qualificação técnica, a dedicação e a vibração dos Militares Estaduais que compõem o BOPE. Vibração também notável no pronunciamento do Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Hudson Leôncio Teixeira, que na sua fala deixou claro seu grande envolvimento com o trabalho na Unidade, onde serve desde o posto de Capitão”, disse o Coronel Farias.

 

O Presidente da Associação dos Oficiais também destacou o papel do BOPE no apoio às demais Unidades. “Nesta solenidade ficou evidenciada a importância de uma tropa de emprego tático para salvaguardar tanto a segurança da comunidade, como prestar a apoio às unidades operacionais da PMPR da capital e interior do estado. A antiga Companhia de Choque já tinha um destaque especial e o BOPE, em suas características atuais, preserva a tradição e a vibração de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná”, concluiu o Coronel Farias.

 

 

 

O BOPE

 

O Batalhão de Operações Especiais é uma unidade de elite da Polícia Militar do Paraná, com policiais altamente capacitados para atuar em ocorrências que exijam respostas através de suas áreas de especialização.

 

O BOPE é composto pelas seguintes Subunidades:


- Companhia de Polícia de Choque (CiaPChoque): atua garantindo a segurança em grandes eventos como manifestações e no controle de distúrbios civis.

 

- Comandos e Operações Especiais (COE): a subunidade é formada por operadores altamente selecionados e treinados para atuar como última resposta por parte da Polícia no atendimento de ocorrências críticas em todo o Estado. Entre as ocorrências estão: situações com reféns, cumprimentos de mandados de alto risco, localização de marginais em áreas de mata ou de difícil acesso, além de ações de prevenção e combate ao Terrorismo.

 

- Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE): Realiza patrulhamento de alto risco através de operações de patrulhamento visando combater a criminalidade violenta.


- Companhia de Operações com Cães (COC): presta apoio a várias Unidades e possui cães especializados na localização de entorpecentes, busca de pessoas em áreas de matas e localização de armas e explosivos de procedência ilícita.

 

- Esquadrão Antibombas: possui técnicas e equipamento especial para realizar varreduras e para atuar em situações de desativação de artefatos explosivos.

 

- Equipe de Negociação: Composta por especialistas formados como negociadores policiais, são preparados para atuar buscando a solução de uma ocorrência através de menor exposição de riscos para as partes envolvidas.

 

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha