(41) 3095-0087 / (41) 3095-0088



ASSOCIADOS

Associe-se


ASSOFEPAR prestigia solenidade de criação da Secretaria Especial da Administração Penitenciária

Notícias 03/05/2018
Foto: Orlando Kissner/ANPR

O Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN) não está mais vinculado à Secretaria de Segurança Pública. A governadora Cida Borghetti confirmou na última segunda-feira (30/04) a criação da Secretaria Especial da Administração Penitenciária. A pasta passa a ser uma unidade de gestão específica para tratar de assuntos relacionados às penitenciárias e carceragens.

A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR) participou da reunião de integração das forças de segurança do Estado e acompanhou o anúncio da nova pasta, por meio do seu Presidente, Coronel Izaías de Farias.

“Vimos com muita satisfação a criação da Secretaria da Administração Penitenciária, pois essa unificação do sistema penitenciário com a segurança pública trazia um desvirtuamento, uma vez que quem prende não deve cuidar dos presos. Foi uma ação acertada da governadora no sentido de recolocar as atividades da segurança pública e do sistema penitenciário em seus devidos lugares”.

O presidente da Associação dos Oficiais também destacou que, com a criação da nova pasta, a SESP vai poder desenvolver os trabalhos para os quais está destinada. “O secretário Júlio Reis agora vai poder focar nas ações da segurança pública e os temas relacionados ao sistema penitenciário serão tratados à parte, pela nova secretaria”, disse o Coronel Izaías de Farias.

Com o decreto assinado pela governadora Cida Borghetti, a Secretaria da Administração Penitenciária (SEPEN) passa a administrar o Departamento Penitenciário (DEPEN), o Conselho Penitenciário do Estado do Paraná (COPEN), o Fundo Penitenciário do Paraná (FUPEN) e o Conselho Diretor do Fundo Penitenciário do Paraná (CED/Fupen).