(41) 3095-0087 / (41) 3095-0088



ASSOCIADOS

Associe-se


COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR RECEBE VISITA DO GOVERNADOR BETO RICHA

Notícias 04/05/2017

Objetivo da visita foi conhecer de perto a infraestrutura e a proposta pedagógica da instituição, administrada por membros da Corporação, e referência em ensino no estado

Na última quarta-feira (03), o Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM-PR) recebeu a visita do Governador Beto Richa. Ele estava acompanhado da Secretária de Estado da Educação, a professora Ana Seres, e do Comandante-Geral da PMPR, o Coronel Maurício Tortato. O grupo foi recebido pelo Comandante do CPM, o Major QOPM Marcelo Toniolo de Oliveira e pelo Subcomandante, o Capitão QOPM Alan.

O governador foi conhecer de perto a estrutura física do colégio, assim como o método de ensino diferenciado, baseado na pedagogia sócio-interacionista. O colégio é administrado por membros da Corporação, diferentemente de outras instituições de ensino público.

Criado em 1959, fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Educação, o CPM atendia inicialmente apenas filhos de policiais militares com ensino regular. Hoje, entretanto, 40% das vagas são destinadas à toda a comunidade. 

Para ingressar, é necessário participar de um processo seletivo, que acontece anualmente, com prova de conhecimentos gerais e redação. Atualmente, há uma lista de espera de cerca de 1,5 mil estudantes que desejam ingressar na instituição.  

O colégio conta hoje com 1.688 alunos que recebem aulas do currículo padrão do Estado, além de atividades extracurriculares, como natação, artes marciais, música e outros. O objetivo das atividades é desenvolver a cidadania e o senso de disciplina. 

A sede do colégio, que está no bairro Portão desde 2006, conta com uma biblioteca com 13 mil títulos disponíveis, laboratório de informática, academia de ginástica, piscina, salas de música, de dança e hortas orgânicas. Um anfiteatro ainda está em construção.

Tanto trabalho investido em qualidade resultou na conquista de uma média 6,8 no último comparativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto a média estadual é de 4,6 pontos, fazendo da instituição uma das melhores de todo o estado.

O plano do Governo do Estado e da PMPR agora é expandir o projeto do CPM, com a construção de novas unidades, nos grandes centros metropolitanos do Paraná.

 

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

 

 

Veja fotos da visita do Governador ao CPM-PR:

Fotos

Colégio da Polícia Militar

Fotos: Orlando Kissner/ANPr