(41) 3095-0087 / (41) 3095-0088



ASSOCIADOS

Associe-se


VEJA COMO FOI O XVI ENEME, REALIZADO EM GOIÂNIA

Notícias 02/05/2017

O encontro contou com a presença de 450 oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de pensionistas de militares e civis

 

A programação do XVI ENEME (Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais e do DF) terminou na última sexta-feira (28), mas os frutos do encontro, que reuniu militares estaduais de todo o país, terão grande peso nas ações futuras de todas as entidades representativas que participaram deste grande evento em Goiânia, promovido pela FENEME e organizado pela Associação de Oficiais Militares de Goiás (ASSOF-GO).

O encontro contou com a presença de 450 oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de pensionistas de militares e civis. Cerca de 130 participantes vieram de outros estados e do Distrito Federal, entre eles dirigentes de entidades filiadas e suas delegações. A ASSEFOPAR levou uma delegação de 12 oficiais militares do Paraná ao evento.

Programação

O segundo dia de trabalho começou com um painel sobre a "Previdência Pública e Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais", com a participação do Coronel Elias Miler, da PMESP, e de Sérgio da Silva Mendes, secretário de recursos do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em seguida, os participantes do encontro participaram de uma palestra com o Major Marcelo Specht, da PMRS,  e com o Ten.-Cel. Jorge Eduardo Tasca, da PMSC, sobre "Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)". Em sua fala, o Major Specht demonstrou que a legislação existente já é suficiente para a realização da lavratura do TCO. Ele também demonstrou os aspectos políticos e estratégicos para a viabilidade da lavratura. 

O Ten.-Cel. Tasca também falou sobre a utilização do PMSC Mobile, em Santa Catarina. 

No painel sobre "Representação Política dos Militares Estaduais e do DF no Congresso Nacional", participaram os deputados federais Jair Bolsonaro (PSC-RJ), Major Olímpio (SD-SP), ST Gonzaga (PDT-MG), Alberto Fraga (DEM-DF), Capitão Augusto (PR-SP) e Giuseppe Vecci (PSDB-GO). 

Já no primeiro dia, o principal tema debatido foi o "Ciclo Completo da Polícia", com a participação de oficiais militares da Europa: o Cel. Fabrizio Di Simio, da Arma dei Carabineri da Itália; o Major Miguel Cañellas Vicens, Comandante da Guardia Civil da Espanha; e o Major Jean-Paul de Azevedo, da Gendarmeria Nacional da França (LEIA MAIS).

Assembleia

Paralelamente à programação de palestras do ENEME, ocorreu a Assembleia Geral da FENEME, com a presença dos dirigentes das entidades filiadas. Discutiu-se, além de assuntos de âmbito interno da federação, estratégias para enfrentar o momento atual com a necessidade de melhora da atividade policial e do bombeiro, em prol da sociedade.

Durante a assembleia, os anfitriões condecoraram vários civis e militares com as medalhas de MÉRITO NACIONAL DA FENEME e da ASSOF-GO. 

O Cap. Ronaldo Carlos Goulart, conselheiro da ASSOFEPAR, também deu uma palestra para os participantes da assembleia sobre o histórico e as ações políticas realizadas pela associação no estado do Paraná (LEIA MAIS). 

Encerramento

No encerramento do XVI ENEME, que contou com a presença do Secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri, houve a leitura do documento resultante  do encontro, chamada de "Carta de Goiânia".

A carta congratula o Governo Federal e o Congresso Nacional por reconheceram que os militares estaduais e do DF constituem uma categoria diferenciada dos servidores públicos, tal qual as Forças Armadas; reitera a necessidade urgente da adoção do Ciclo Completo de Polícia; e repudia as resoluções e portarias promulgadas por Secretarias de Segurança Pública dos estados tendentes a suprimir das Polícias Militares a apuração de crimes cuja apuração é reservada por lei e pela própria Constituição Federal aos Oficiais Autoridades da Polícia Judiciária Militar.

Os anfitriões do encontro, o Ten.-Cel. Alessandri, presidente da ASSOF-GO, e o Cel. Marlon, presidente da FENEME, fizeram uma avaliação do encontro e agradeceram a presença de todos os participantes, ressaltando a necessidade de uma aproximação cada vez maior entre as instituições e a a sociedade. 

Veja mais fotos do evento:

Galeria de fotos