Tese de Doutorado de Oficial da PMPR
Em matéria publicada no ano de 2019 a ASSOFEPAR destacava a importância da participação do Cap. QOPM Eduil do Nascimento Junior, Engenheiro Eletricista pela UTFPR, Especialista em Teleinformática pela UTFPR e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPR participou ativamente do desenvolvimento do Projeto de implantação de Consoles de Despacho de Rádio na PMPR, visando modernizar a infraestrutura de gerenciamento das comunicações de missões críticas na Corporação.
De 2019 até os dias atuais o Cap. Eduil dedicou-se intensamente em seu Doutorado, que teve por Tese: “ANALYSIS OF ENERGY EFFICCENCY IN RECONFIGURABLE OF RECEIVER SYSTEMS (análise da eficiência energética em sistemas de receptores reconfiguráveis de rádio frequência) eleita como a melhor da UFPR na área de Engenharia e está concorrendo ao prêmio CAPS (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), disputando como um dos melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2020/2021.
A pesquisa foi viabilizada por meio de um convênio da UFPR com sistema de ensino de Universidades da França e através deste, o oficial doutorando esteve atuando no laboratório IMS da Université de Bordeaux, onde além da experiência internacional teve como co-orientador da tese um professor estrangeiro. No total foram 4 anos de estudo, pesquisa, desenvolvimento e troca de informações com alunos oriundos de várias partes do mundo.
A tese discorreu sobre a pesquisa de um novo tipo de circuito que é usado na tecnologia 5G, com o objetivo de construir um sistema receptor de rádio que é imune a interferência e aplica-se em sensores, radares e outras tecnologias que utilizam sinais de rádio frequência. Ou seja, na presença de outros sinais indesejáveis, o circuito desenvolvido se auto-reconfigura e continua em funcionamento. Desta forma, comprovou-se sua eficiência independente de interferências.
Parabenizamos o Cap. Nascimento pela sua dedicação e empenho no estudo e na construção de sistemas de comunicações e que, sem dúvida, contribuirão significativamente para a melhoria e eficiência da comunicação na Corporação.
Somos Oficiais. Somos ASSOFEPAR!
FONTE: Comunicação Social da PMPR.