• CONTENT

Publicações

03.07.2017

1ºTen. Valdir Goedert desenvolve dissertação sobre as práticas comunitárias da PMPR

Em sua pesquisa, o Oficial procurou desvelar as peculiaridades das práticas de polícia comunitária da corporação, apontando características dos trabalhos e desafios a serem superados

 

Há 16 anos na Polícia Militar do Paraná, o 1° Tenente QOPM Valdir Goedert Filho sempre mostrou interesse na relação das instituições policiais com a sociedade. Em sua dissertação apresentada no fim do ano passado, durante o Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Oficial procurou desvelar as peculiaridades das práticas de polícia comunitária da PMPR, apontando características dos trabalhos e desafios a serem superados.

 

A pesquisa, orientada por uma das maiores referencias sul-americana em Psicologia Social Comunitária, a Professora Doutora Maria de Fátima Quintal de Freitas, foi desenvolvida para o Ten. Goedert obter o título de Mestre em Educação.

 

Integrante do Grupo de Trabalho da PMPR denominado PROATIVO (Grupo de Estudos de Planejamento e Reestruturação Organizacional de Ações e Táticas de Incentivo à Valorização Profissional), o Ten. Goedert, associado da ASSOFEPAR, utilizou dados referentes às práticas desenvolvidas por unidades policiais-militares, informações confrontadas e complementadas por dados presentes nas notas informativas dos sites da PMPR.

 

Como instrumento de auxílio para a observação e compreensão das práticas comunitárias, o Oficial utilizou os aportes da psicologia social comunitária que auxiliaram na decifração dos processos de cooperação desejados pela polícia comunitária e que expandem as fronteiras da prática policial. "Foi possível perceber a disposição de participação da instituição policial-militar e dos policiais em um processo que requer muitos cuidados éticos nas interações ou intervenções. Cuidados necessários para transcender o assistencialismo e o entretenimento", conta.

 

Segundo o Ten. Goedert, mais do que respostas, a pesquisa colabora apresentando perguntas e estimulando a reflexão sobre o tema.

 

 

ASSOFEPAR

"Os ausentes nunca têm razão."

 

Leia a pesquisa na íntegra: Clique aqui

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.