• CONTENT

Publicações

07.11.2015

México cria Polícia Militar para combater crime

Introdução

No Brasil, que bate recordes mundiais de homicídios e mortes de policiais, e que tem uma violência fora de controle causada pela absoluta impunidade e pela total ineficiência do sistema penal criminal, uma questão tomou conta de vários órgãos de mídia e do discurso de intelectuais orgânicos que militam nas universidades e nos meios de formação de opinião: A extinção (desmilitarização) da Polícia Militar do Brasil.

 

Não faltam reportagens, textos, matérias e toda a sorte de pessoas de esquerda falando mal dos policiais militares e das corporações que contam hoje com mais de meio milhão de homens e que, por ano, honram o seu juramento a bandeira do Brasil com mais de 500 policiais mortos. Vale tudo na mídia de massa e nas redes sociais para desmoralizar, e depois extinguir a tropa de defesa interna no Brasil e que é a responsável pelo pouco de segurança pública que ainda nos resta.

 

Isso é feito de maneira premeditada pela esquerda, seja ela social democrata ou revolucionária trabalhista, que vê na PM o último obstáculo para implementação de uma ditadura bolivariana na terra de Vera Cruz. Não foi por acaso que o partido que nos governa há mais de uma década fez e divulgou um caderno de teses citando expressamente como objetivo a extinção das polícias militares brasileiras.

 

Uma das falácias que os socialistas e idiotas úteis usam é que só existe polícia militar no Brasil, além de outras, como que o modelo americano é totalmente civil, etc. Essas falácias foram devidamente desmascaradas e caíram no limbo graças a vários artigos publicados como “Só existe polícia militar no Brasil?”, “Qual a diferença da polícia americana para a do Brasil?”, “Polícia francesa X polícia brasileira”, “Qual o salário de um policial nos Estados unidos?”, e “A militarização das policias americanas”.

 

Para que fique claro: A polícia militar brasileira é uma Gendarmerie, ou seja, uma polícia militar de modelo francês, e que é a base da segurança pública em toda a Europa, no Continente Americano, na Ásia e na África. Hoje existem mais de 70 Gendarmeries pelo mundo e são respeitadas pela sua disciplina, honra, patriotismo e eficiência no combate ao crime.

 

Apenas um país das Américas não tinha uma Gendarmerie: O México.

O México e a criminalidade fora de controle

O México passa pela pior crise criminal da sua história e passou a liderar os rankings mortais de países mais violentos do mundo. Isso aconteceu devido o belo país ter se tornado a rota preferida de passagem de drogas vindas da Colômbia e Bolívia, pelas mãos das FARC, para os Estados Unidos. A região de fronteira com a nação norte americana viu surgir mais de seis cartéis, que são organizações criminosas perigosas como o PCC brasileiro, porém muito mais armados e mortais, ao ponto de realizarem massacres de centenas de pessoas e controlarem regiões inteiras do México.

 

Índices de homídios no México: Parecidos com o Brasil, ou seja, uma guerra civil do crime.Índices de homídios no México: Parecidos com o Brasil, ou seja, uma guerra civil do crime.

Devastados pela violência, e pela corrupção do dinheiro fácil que jorrava do tráfico internacional de drogas, o governo mexicano apelou para medidas desesperadas como o uso das Forças Armadas Mexicanas contra o crime organizado. Obedecendo a mesma evolução histórica do Brasil o México usou os militares pois, pelo fato de serem militares, permaneceram imunes a corrupção generalizada que tomou conta da estrutura criminal e judicial do país. Assim como no Brasil a solução mostrou-se incompleta e ineficaz, pois para se combater o crime, nesse grau de deterioração, somente com uma polícia bem organizada e disciplinada. Essa tentativa fracassou e a situação voltou a ficar fora de controle com milhares de pessoas sendo assassinadas por ano e as TVs mostrando cenas de uma guerra civil nas ruas.

 

O modelo policial mexicano se baseou em um misto de polícias municipais, como nos EUA, e com a bagunça e desorganização típica de países latinos, no caso típico o Brasil. Essa desorganização e superposição de policiais fracas, no modelo civil, sem hierarquia e disciplina culminaram com forças policiais ineficientes e corruptas (nos lembra os 8% de elucidações de homicídios pela Polícia Civil brasileira).

 

Essa situação se repetia na esfera Federal onde o Governo Mexicano tinha uma polícia rodoviária federal (como a PRF brasileira), uma polícia Fiscal (como os agentes da Receita Federal no Brasil), uma agência de inteligência (como a ABIN tupiniquim) e um polícia federal de investigação (aos moldes da PF no Brasil), chamada PFM - Polícia Federal Ministerial. Essas quatro corporações policiais civis padeciam de graves problemas de disciplina e eficiência, sempre culpando a sua incompetência na falta de efetivo e dinheiro. A PFM, que era uma polícia de investigação judiciária civil era tão ineficaz que foi extinta pelo presidente Felipe Calderón.

 

Uma nova proposta

O então candidato à Presidência da República, Enrique Peña Nieto, resolveu, em 2012, propor uma nova solução radical para a segurança pública mexicana: A criação de uma nova força policial em um modelo inédito no país.

 

Capa da revista mexicana buzos: Surge uma nova polícia de modelo francês no México.Capa da revista mexicana buzos: Surge uma nova polícia de modelo francês no México.

A proposta original era de se criar Corpo Policial dependente do Exército Mexicano. Essa proposta foi colocada em prática logo após a sua eleição só que essa nova corporação ficou independente do Exército e foi baseada no modelo das duas das melhores polícias do mundo: Os Carabineros do Chile e da Gendarmerie Francesa, que são duas polícias militares.

Gendarmerie francesa: Uma das melhores polícias do mundo.Gendarmerie francesa: Uma das melhores polícias do mundo.

Para dar base de efetivo disciplinado a nova Força policial toda uma divisão de polícia militar do Exército Mexicano foi incorporada. Ela passou a se Chamar Divisão de Gendarmeria da Polícia Federal Mexicana.

 

Nasce uma nova Polícia Militar no Continente Americano

O produto final de todas essas reformas foi o nascimento da Gendarmeria Nacional da Polícia Federal Mexicana em 2014. Foi aberto um concurso e mais de 130 mil jovens concorreram para apenas 5 mil vagas. Com o foco em ações de segurança pública em locais com altos índices de criminalidade e para o patrulhamento de todas as fronteiras gigantescas do país, a nova PM recebeu uma incumbência gigantesca. Além destas missões orgânicas ela pode ser acionada para reforçar o policiamento em cidades e estados que estejam sob forte pressão criminal.

 

Nova PM mexicana: Boina e continência.Nova PM mexicana: Boina e continência.

Uma das primeiras missões foi a segurança dos Jogos Pan Americanos em que a postura dos novos policiais militares mexicanos chamou a atenção dos jornalistas brasileiros que viram total semelhança com a PM brasileira e com o BOPE.

 

Obviamente que esta nova polícia já nasceu como todas as demais polícias do mundo, fazendo o chamado Ciclo Completo de Polícia, ou seja, ela faz o serviço preventivo ostensivo além do repressivo e de investigação e autuação.

 

Somente o Brasil e dois países da África tem o chamado Ciclo quebrado, onde um policial prende e tem que levar para outra corporação, às vezes em outra cidade a quilômetros de distância, para autuar e investigar.

 

Formação e treinamento

De nada iria adiantar aplicar um bom modelo e investir em salários e equipamentos de ponta sem uma boa formação profissional de pessoas com experiência nesta área tão complexa e fundamental como a segurança pública. Por isso, o Governo Mexicano firmou um convênio com a Gendarmerie Francesa para supervisionar todos os processos de formação da nova Polícia Militar. Neste ponto cabe lembrar que a nossa PM está quase 100 anos adiantada pois no começo do Século XX o Brasil fez a mesma coisa chamando especialistas franceses da Gendarmerie para aprimorar e assessorar os processos policiais em São Paulo. Essa vinda foi chamada de “Missão Francesa”.

Foto do desfile da Gendarmeria Mexicana no dia nacional da França em Paris.

 

Objetivos institucionais

Visão

Ser uma instituição comprometida com a Sociedade na prevenção e no combate ao crime, preservando a integridade das pessoas e de seus bens, mantendo a paz social, a ordem pública e lei, visando sempre a legalidade, a eficiência, o profissionalismo e a honestidade, com respeito aos direitos da pessoa humana, além de manter uma estratégia eficiente de relações públicas e de mídia para que os fatos policiais sejam mostrados em seu tempo correto e de maneira acurada.

 

Novos recrutas da Gendarmeria Mexicana: Farda impecável.Novos recrutas da Gendarmeria Mexicana: Farda impecável.

 

Estratégia

A Polícia Federal Mexicana foi elevada a elemento central na estratégia de combate ao crime comum e ao crime organizado em todo o país, agindo além da esfera federal sendo uma instituição de excelência, capaz de cooperar com as polícias estaduais e municipais na investigação de crimes de grande impacto social.

 

Os objetivos estratégicos são:

 

·         Criar um arcabouço legal que permita as polícias combater o crime organizado e consumo e o tráfico de drogas;

 

·         Criar um sistema nacional de segurança pública;

 

·         Avaliar e ajustar em tempo real toda a estratégia de controle das drogas no México.

 

Além disso o Governo Mexicano anunciou a intenção de dobrar o número de policiais federais para aumentar em escala as ações de guerra contra o tráfico de drogas. (E no Brasil os imbecis pregam a legalização das drogas).

 

Para se alcançar este objetivo ambicioso o Governo iniciou uma campanha agressiva de mídia para o recrutamento de jovens, inclusive nas universidades, sendo por isso que 80% dos policiais tem nível superior.

 

Novos fardamentos da Gendarmeria. Um modelo para cada policiamento como no Brasil.Novos fardamentos da Gendarmeria. Um modelo para cada policiamento como no Brasil.

Os objetivos táticos são:

Prevenir e combater o crime para garantir a paz e a ordem pública;

 Lutar pesadamente contra qualquer tipo de corrupção deixando a Polícia limpa e digna;

 Fortalecer e valorizar os membros da corporação policial;

 Aumentar a percepção da população das ações institucionais;

 Promover a participação do cidadão comum na prevenção do crime;

 Se consolidar como a maior corporação do país no terreno;

 Fortalecer a estrutura organizacional e operacional;

 Utilizar os recursos disponíveis da maneira mais eficiente possível;

Fortalecer e aumentar a capacidade operacional de desembarque em qualquer lugar do país em menor tempo possível;

Fortalecer as ações de inteligência policial;

Fortalecer as ações de troca de informações com as demais polícias e agências de governo nos três níveis (federal, municipal e estadual);

Promover a todo o tempo a atualização das leis para que sejam mais eficazes e eficientes no combate ao crime;

Fortalecer e aumentar toda a infraestrutura tecnológica disponível.

Organização da Gendarmeria

 

Diretorias

  • Diretoria Geral de Planejamento de logística;
  • Diretoria Geral de Planejamento Estratégico, Planejamento Operacional;
  • Diretoria Geral de Planejamento de Policiamento Comunitário (ou policiamento de proximidade)

 

Secretaria Geral

  • Diretoria de Recursos Humanos;
  • Diretoria de recursos financeiros;
  • Diretoria de recursos materiais.

 

Coordenação de operações aéreas

  • Diretoria de Operações;
  • Diretoria de Manutenção;
  • Diretoria de supervisão de segurança.

 

Coordenação de suporte Técnico

  • Departamento de Informações e inteligência;
  • Diretoria de Telecomunicações;
  • Diretoria de manutenção de unidades.

 

Coordenação de serviços policiais

  • Diretoria de serviços;
  • Diretoria de formação e educação.

 

Corregedoria

 ·         Diretoria de monitoramento interno;

 ·         Diretoria de investigação interna;

 ·         Diretoria de Accountability.

 

Patentes e graduações

  • Policial- Policía – Uma divisa;
  • Cabo - Cabo – Duas divisas;
  • Segundo Sargento - Sargento Segundo – Três divisas;
  • Primeiro Sargento - Sargento Primero – Quatro divisas;
  • Subtenente - Suboficial – Um triângulo;
  • Segundo Tenente - Oficial – Dois triângulos;
  • Primeiro Tenente - Subinspector – Três triângulos;
  • Capitão - Inspector – Uma estrela (oito pontas)
  • Major - Inspector Jefe – Duas estrelas (oito pontas)
  • Tenente Coronel - Inspector General – Três estrelas (oito pontas)
  • Coronel – Comisario – Descrição abaixo:
  • General de Brigada- Comisario Jefe – Descrição abaixo:
  • General de Divisão - Comisario General – Descrição abaixo:
  • General - Comisionado General- Descrição abaixo:

 

As patentes ou galões dos “comisarios” ou na equivalência, Generais, tem as suas insígnias em um desenho complexo que envolve a estrela de sete pontas da Gendarmeria Mexicana sobre de uma a quatro estrelas de cinco pontas envolvidas em duas divisas douradas.

 

Equipamentos:

Armas:

Submetralhadoras:

  • Colt 9mm SMG
  • Heckler & Koch MP5
  • Heckler & Koch MP7
  • Heckler & Koch UMP
  • Uzi

 

Pistolas

  • Beretta 92F—being phased out
  • Glock pistol
  • Heckler & Koch USP
  • Jericho 941
  • CZ P-09

 

Fuzis

  • AR-15
  • Beretta AR70/90
  • Beretta ARX 160
  • CZ-805 BREN
  • FN FAL
  • Galil ACE
  • Heckler & Koch G3

 

Fuzis de Sniper

  • Barrett M82
  • DSR-50
  • Heckler & Koch MSG90

 

Metralhadoras

  • FN MAG
  • FN Minimi
  • Heckler & Koch HK21
  • IMI Negev
  • M2 Browning
  • M60E4

 

Espingardas calibre 12

  • Mossberg 500

 

Lançadores de granadas

  • Heckler & Koch AG36
  • Milkor MGL

 

Aeronaves:

 

Fabricante

Aeronave

Modelo

Tipo

Em Serviço

País de origem

Notas

 

Aeronaves de asa fixa

 

Boeing

Boeing 727

727-200

Transporte de tropa

4

EUA

   

CASA

CASA CN-235

CN-235-400

Transporte de tropa

2

Espanha

+ 1 encomendado

 

Aeronave não tripulada

 

Hydra Technologies

Hydra Technologies S4 Ehécatl

S4B

Observação e reconhecimento

12

Mexico

Receberá suporte daElbit Hermes 900

 

Elbit Systems

Elbit Hermes 450

H-450

Observação e reconhecimento

4

Israel

+10

Encomendados

 

Helicópteros

 

Sikorsky

UH-60 Black Hawk

UH-60M/L

Transporte e suporte aéreo

9

EUA

+ 3 encomendados

 

Mil

Mil Mi-17

Mi-171-V

Transporte e suporte aéreo

4

Rússia

   

Eurocopter

Eurocopter AS350 Ecureuil

AS350L1

Transporte e suporte aéreo

7

União Europeia

+3 encomendados

 

Eurocopter

Eurocopter EC120 Colibri

EC120

Transporte e suporte aéreo

3

União Europeia

   

Bell Helicopter

Bell 206

B-206L

Transporte e suporte aéreo

5

EUA

-1 perdido

 

Bell Helicopter

Bell 412

B-412EP

Transporte e suporte aéreo

3

EUA

   

MD Helicopters

MD 500

MD 530G

Transporte e suporte aéreo

7

EUA

   
                 

 

Conclusão

Enquanto que no Brasil fala-se, por desconhecimento, mau caratismo ou ideologia, que a solução para a violência brasileira, com mais de 55 mil mortos por ano, é a extinção das policias militares, no México, que é um país de cultura e formação parecidas com a nossa, e que sofre do mesmo problema do crime fora de controle, investiu tudo o que tinha na criação de uma polícia militar. 

 

Eles fizeram isto, depois de um cuidadoso estudo de modelo de polícia comparada, por que chegaram a conclusão que este é o melhor modelo de polícia, o mais eficaz e eficiente, para o país deles. Que, diga-se de passagem, tem mais semelhanças do que diferenças com o Brasil.

 

Isso mostra, claramente, e de uma vez por todas, que o nosso problema criminal não é causado, ou não irá resolver, extinguindo as PM’s, muito pelo contrário, pois como temos um sistema criminal policial quebrado, onde o policial que começa o atendimento da ocorrência não pode terminar, tendo que encaminhar para outra corporação, que por sua vez, é a responsável pela parte de autuação e investigação e que tem o brilhante resultado de 8% dos homicídios elucidados. Não precisa ser muito inteligente para perceber aonde está o gargalo e qual é, realmente, a atitude que deve ser tomada para que a segurança pública no Brasil comece a funcionar minimamente.

 

Hoje nada é mais urgente do que o ciclo completo de polícia para as polícias militares que, pela sua organização e abnegação próprias do sistema militar, reduzirão, e muito, os índices criminais e aumentarão, e muito, os índices de elucidação de crimes no Brasil.

 

Essa realidade, que acabará acontecendo mais cedo ou mais tarde, pois é inevitável, e que agora já está na agenda política do Brasil, nos colocará no nosso devido lugar nos índices criminais do mundo civilizado, pois, como foi demonstrado, já temos um modelo policial que funciona e que só precisa agora receber o sinal verde para trabalhar pela sociedade com força total.

 

O Brasil agradece.

Olavo Mendonça.

 

Fontes:

https://es.wikipedia.org/wiki/Gendarmer%C3%ADa

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Gendarmerie

https://en.wikipedia.org/wiki/Gendarmerie

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_gendarmeries

 https://es.wikipedia.org/wiki/Gendarmer%C3%ADa_Nacional_(M%C3%A9xico)

 http://esferainformativa.com.mx/sitio/arranca-gendarmeria-nacional/

 http://www.milenio.com/policia/Gendarmeria_Nacional-Policia_Federal-que_es_la_Gendarmeria-gendarme_mexicano_5_360613949.html

 http://mexico.cnn.com/nacional/2014/08/23/gendarmeria-nacional-conoce-la-nueva-corporacion-policiaca-en-9-claves

 http://www.forte.jor.br/2010/08/31/mexico-expulsa-9-de-sua-policia-federal/

 https://en.wikipedia.org/wiki/Federal_Police_(Mexico)

 https://en.wikipedia.org/wiki/Polic%C3%ADa_Federal_Ministerial

 http://esportes.terra.com.br/jogos-pan-americanos/2011/ao-estilo-bope-policia-federal-mexicana-chama-atencao-em-guadalajara,

http://www.oem.com.mx/laprensa/notas/n3513248.htm

 https://en.wikipedia.org/wiki/Gendarmerie

 http://repositories.cdlib.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1025&context=usmex

 http://www.lawg.org/countries/Mexico/police_guide.htm

 http://members.fortunecity.com/fedcars/mexfed.html

 http://www.seguridadpublicaenmexico.org.mx/

 http://www.ssp.gob.mx/

 http://www.ssp.gob.mx/portalWebApp/wlp.c;jsessionid=ZzWGP9CDyJpnrqP3DG0XnHmCLNy8nj0WxkLBtH5phYwH8pQhswyT!-1099219462?__c=7dd 

http://www.oem.com.mx/laprensa/notas/n3513248.htm

http://www.codigosanluis.com/portal/content/gendarmer-proteger-los-ciclos-productivos-del-pa-s

http://www.sinembargo.mx/14-07-2015/1414057

http://mx.noticias.com/fotos/nueva-policia-mexicana-gandarmeria-447.html

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.