• CONTENT

Publicações

12.05.2020

Comandante dos Bombeiros faleceu no início do século passado, vítima de outra pandemia

A gripe espanhola, como ficou conhecida, assolou o mundo no início do séc. XX, entre 1918 e 1920. Não existem números exatos, mas acredita-se que em torno de 35 mil brasileiros faleceram em decorrência dessa pandemia[1], dentre eles centenas de paranaenses.

 

No início de 1919, ao se dirigir ao Congresso Legislativo do Estado (Assembleia Legislativa), o Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado do Paraná, fez constar em sua mensagem[2]:

 

“Victimado pela gripe que nos assolou ultimamente, faleceu o Capitão Narbal de Oliveira Passos, Comandante da Companhia de Bombeiros. Perdeu o Estado com a sua morte um dos mais dedicados e leaes dos seus servidores e a Força Militar um dos mais competentes e queridos dos seus officiaes.” (grafia original)

 

O Capitão Narbal, quinto comandante da então Companhia de Bombeiros, permaneceu na função por mais de dois anos, de 15 jul. 1917 a 02 dez. 1918, sendo substituído pelo 1º Tenente Pedro Scherer Sobrinho, de acordo com o Decreto nº 879, de 18 de dezembro de 1918, conforme consta na referida mensagem do Presidente Affonso Camargo.

 

Em julho de 1919 foi inaugurado o “retrato” do Cap. Narbal, ocasião em que o agora Capitão Pedro Scherer Sobrinho manifestou ao final de seu discurso: “Elle por nós ficará velando e nós ao fitarmos a sua imagem, sentiremos mais se avigorar em nós, os seus bellos ensinamentos e o desejo de imital-o, na caserna, na família e na sociedade”. A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Coronel Mário Alves Monteiro Tourinho, Comandante-Geral da Força Militar (PMPR), que concitou a todos os seus comandados a imitarem o exemplo de dedicação do Capitão Narbal, conforme publicado no Jornal A República.

 

Diante disso a Associação dos Oficiais presta esta singela homenagem ao Capitão Narbal de Oliveira Passos e a todos os Policiais e Bombeiros Militares que atualmente estão na linha de frente, diuturnamente, orientando e garantindo a segurança dos paranaenses, no enfrentamento ao COVID-19.

 
#SomosOficiais #SomosAssofepar

 

Valorizando o passado, transformando o presente, construindo o futuro!

 

[1] http://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/uma-viagem-no-tempo-a-assembleia-legislativa-e-o-parana-100-anos-atras

 

[2] http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/msg1919_p.pdf

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.