• CONTENT

Publicações

20.11.2019

Associado participa do desenvolvimento e gerenciamento da implantação do novo sistema integrado de rádio comunicação na PMPR

O Capitão Eduil Nascimento Junior, Engenheiro Eletricista pela UTFPR, Especialista em Teleinformática pela UTFPR e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPR participou ativamente do desenvolvimento do Projeto de implantação de Consoles de Despacho de Rádio na PMPR, visando modernizar a infraestrutura de gerenciamento das comunicações de missões críticas na Corporação.

 

O conceito de Console de Despacho de Rádio, combinado com os recursos de informática permitem alcançar um novo patamar de gerenciamento das comunicações no âmbito da PMPR, pois apresenta características como:

 

 Identificação dos terminais em tempo real, reduzindo conversas desnecessárias na comunicação entre o COPOM e as equipes de serviço;

 

Gravação de todo o conteúdo de voz utilizado nas comunicações internas, o que permite maior segurança aos operadores, pois toda a conversa via rádio fica armazenada;

 

Geolocalização em tempo real, possibilitando verificar a exata posição das viaturas disponíveis em relação aos locais de ocorrência.

 

A infraestrutura de consoles está em operação desde o mês de julho de 2019, atendendo a Capital, Região Metropolitana, Litoral, Corpo de Bombeiros, e região de Londrina, abrangendo uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas (em torno de 40% da população do estado).

 

O Capitão Nascimento frisou, em visita à ASSOFEPAR, que a modernização foi resultado de um esforço integrado da DDTQ, DAL, DF, EM-PMPR e COPOM.

 

A ASSOFEPAR parabeniza o Cap. Nascimento pela iniciativa, capacidade técnica e comprometimento com a melhoria do serviço prestado pela PMPR à comunidade, destacando que o oficial encontra-se cursando Doutorado em Engenharia Elétrica – Microeletrônica Aplicada à Radiofrequência na UFPR em parceria com Universitè du Bordeaux na França.

 

Para acessar o artigo publicado pelo Capitão Nascimento Clique aqui...

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.