• CONTENT

Notícias

11.12.2021

ASSOFEPAR 07 ANOS DEFENDENDO E REPRESENTANDO OS OFICIAIS

Em solenidade realizada na noite do dia 10 de dezembro, nas dependências da Associação da Vila Militar, a ASSOFEPAR comemorou 07 anos de sua fundação.

 

Participaram do evento, diversas autoridades e associados, com destaque para a presença do Governador do Paraná no ano de 2010, Sr. Orlando Pessuti, do Subcomandante Geral da PMPR, Cel. Rui Noé Barroso Torres, do Subcomandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Gelson Gelson Marcelo Jahnke, do Comandante Geral da PMPR no período de janeiro de 1995 a dezembro de 1996, Cel. Daniel Cezar Maingué, do Presidente da Fetranspar, Cel. Sérgio Luiz Malucelli e do Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Militar, Cel. da PM de Minas Gerais, Murilo Ferreira.

 

Iniciando o evento, o Vice-presidente da ASSOFEPAR Cel. Barros fez uma apresentação sobre os projetos em andamento na associação, destacando o Resgate da Memória dos Vultos Históricos da PMPR, do Aplicativo Carteira do Associado, bem como realizou uma prestação de contas acerca do 1º trimestre da gestão 21/23 com base no Plano de Gestão e na ferramenta OKR (Objetivos e Resultados Chaves).

 

O Presidente da ASSOFEPAR, Cel. Rodrigo presidiu a entrega do “PRÊMIO ASSOFEPAR DE BOAS PRÁTICAS”, o qual possuí quatro categorias e foi instituído e visa reconhecer e homenagear as ações desenvolvidas no âmbito da PMPR e CB, que engrandeçam a Polícia Militar do Paraná, o Corpo de Bombeiros e os Militares Estaduais, com repercussão positiva perante o público externo e interno à Corporação.

 

Na categoria VALORIZAÇÃO INSTITUCIONAL, o vencedor do prêmio foi o 21° Batalhão de Polícia Militar, que tem sede na Cidade de Francisco Beltrão, e o motivo inspirador foi  a implantação do programa POLÍCIA COMUNITÁRIA NA RÁDIO EDUCADORA, o qual trata de assuntos relacionados à Segurança Pública, previamente selecionados ou sugeridos pelos ouvintes, contribuindo para o fortalecimento da imagem da PMPR perante a sociedade, por meio da utilização dos princípios de comunicação social, com a divulgação dos fundamentos da preservação da ordem pública.

 

O Comando do Corpo de Bombeiros foi o vencedor na categoria VALORIZAÇÃO DO PÚBLICO INTERNO, tendo em vista a implantação, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, da CLÍNICA ODONTOLÓGICA para atender aos militares estaduais ativos, inativos, pensionistas e dependentes, tornando-se referência na atenção à saúde bucal da Corporação.

 

Na categoria APOIO À COMUNIDADE o 14º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Foz do Iguaçu, foi o vencedor, com a apresentação do   PROGRAMA HORTA SOLIDÁRIA, realizado em parceria com a Justiça Federal, Prefeitura Municipal, o empresariado e a comunidade iguaçuense, cujo principal propósito é o de alcançar o cumprimento real e eficaz da pena alternativa, por meio de mecanismos adequados de fiscalização e orientação, proporcionando ao apenado o desenvolvimento de responsabilidade social com atitudes construtivas de cidadania e de valores que possibilitam a ressocialização do infrator.

 

O vencedor na categoria VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO, foi o 6º Batalhão de Polícia Militar, que tem sede na Cidade de Cascavel, devido à implantação na unidade do MEMORIAL DOS PATRONOS, com a instalação dos bustos do Patrono das Polícias do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes; da Polícia Militar do Paraná, o Cel. Joaquim Antônio de Moraes Sarmento e do 6° Batalhão de Polícia Militar, o Cel. João Rodrigues da Silva Lapa, cuja homenagem reverencia essas relevantes personalidades pelos seus legados, dignos de serem cultuados pela Polícia Militar do Paraná, inclusive por fazerem parte da construção da sua história.

 

 

HOMENAGEM AO CEL. DANIEL CEZAR MAINGUÉ

O Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná de fevereiro de 1993 a janeiro de 1995 e Comandante Geral da PMPR de janeiro de 1995 a dezembro de 1996, Cel. Maingué foi homenageado pela Diretoria da ASSOFEPAR com a entrega da Medalha Cel. Abelmídio de Sá Ribas, a qual é destinada aquelas autoridades que se destacaram por meio de suas ações, na busca pelo fortalecimento e reconhecimento da classe bem como na valorização da PMPR.

 

O Cel. Maingué, Oficial de conduta exemplar, sempre se destacou em sua carreira pela competência, firmeza de atitude e de propósitos, porém com respeito, consideração e atenção a todos que serviram sob seu comando. 

 

Oficial reconhecido como um grande líder, agregador, mediador, contribuindo para a união dos militares estaduais, no Comando da Corporação se destacou no fortalecimento e engrandecimento da PMPR e CCB, contribuindo para a melhoria da segurança da comunidade paranaense.

 

Na defesa da Classe dos Militares Estaduais atuou de forma aguerrida pela valorização e reconhecimento dos Policiais e Bombeiros Militares, conquistando, a sua época um dos melhores avanços remuneratórios para nossa classe.

 

Na fala das autoridades o Governador Orlando Pessuti manifestou seu carinho e respeito para com a Polícia Militar do Paraná, materializado em significativos avanços estruturais e também na valorização profissional com a expressiva melhoria das condições financeiras do efetivo ativo e inativo conquistadas no ano de 2010. O Cel. Maingué, em uma fala emocionada, manifestou sua felicidade em estar entre os amigos e, citando o filósofo, Elbert Hubbard, disse que em relação ao mundo informatizado, “Chegará o dia em que talvez as máquinas pensem, porém elas nunca terão sonhos”, conectando este pensamento com sua fé em uma Polícia Militar cada vez mais fortalecida, comandada por jovens oficiais que transformam seus sonhos em uma realidade voltada para melhor servir à população de nosso Estado.

 

O Cel. Rodrigo em seu discurso, abordou questões de extrema importância para o momento atual, entre elas o fortalecimento da defesa dos legítimos direitos dos associados , a frustração dos militares estaduais devido às perdas salariais dos últimos seis anos, a implantação sistemática de benefícios temporários e não incorporáveis e a sua esperança no esforço institucional para que não permitam a divisão e o tratamento diferenciado do pessoal da ativa e inativos, prevenindo a desigualdade  entre os iguais  e prejuízos  a todos que trabalharam para construir a história da Corporação.

 

 Após a fala das autoridades, os convidados foram recepcionados em um coquetel onde foram entregues os prêmios aos associados participantes da Assembleia Geral Virtual da ASSOFEPAR ocorrida no período de outubro a novembro de 2021.

 

Clique no link abaixo para ler na integra o discurso do Presidente da ASSOFEPAR, Cel. PMRR Luiz Rodrigo Larson Carstens

 

 

LINK DO DISCURSO

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

a partir de 17:20m

 

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.