• CONTENT

Eventos

02.09.2019

Associação dos Oficias recebe diploma em homenagem ao primeiro aniversário da ALMEPAR

 Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), prestigiou, na última sexta-feira (30/08), a sessão solene que comemorou o primeiro ano de criação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Estado Paraná (ALMEPAR). Segundo o proponente da homenagem, Deputado Alexandre Amaro, a solenidade foi importante para dar destaque ao trabalho deste grupo de Militares que estimula a produção literária na Corporação.

 

A ALMEPAR foi criada no dia 28 de agosto de 2018, durante as comemorações dos 164 anos da Polícia Militar. A sede administrativa fica na antiga sede da Associação da Vila Militar, em Curitiba. A instituição trabalha na pesquisa de fatos históricos da Polícia Militar do Paraná, desconhecidos da população e até por Militares Estaduais. O espaço conta com uma biblioteca onde são expostas as obras dos integrantes da Academia.

 

O presidente da ALMEPAR, Coronel Antônio Celso Mendes, lembrou as ações e eventos da Academia neste primeiro ano de existência. “A criação da ALMEPAR vem preencher uma lacuna há muito tempo sentida dentro da história da Polícia Militar. Este primeiro aniversário mostrou a importância da associação, reconfigurando as relações culturais dentro da corporação”, disse. O Coronel Mendes é autor de mais de 15 livros publicados e ocupa a cadeira número 34 da Academia Paranaense de Letras.

 

Já o Presidente da ASSOFEPAR, Coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, destacou a importância da atuação da ALMEPAR e falou sobre o diploma recebido pela Associação dos Oficiais. “É uma honra podermos prestigiar este evento, porque a ALMEPAR, com seus imortais, projeta a Polícia Militar, o Paraná e o Brasil a nível mundial. Muito nos alegra também a ASSOFEPAR ter recebido o diploma de ‘Amigo da ALMEPAR’, em reconhecimento à colaboração e parceria que temos desempenhado desde o início da Academia”, disse o Coronel Assunção.

 

Organização – Durante a solenidade, a ALMEPAR recebeu uma menção honrosa e a 19ª cadeira da organização foi ocupada. A honraria foi destinada ao capitão Rodrigo Mariano de Brito, associado da ASSOFEPAR. O grupo é agora formado por 19 membros que possuem envolvimento com a literatura e fazem parte de várias épocas da PM. Com a iniciativa, os membros pretendem preservar a história da Corporação e buscar a expansão da produção literária sobre a segurança pública no Paraná. Entre seus objetivos está também realçar o trabalho profissional de inúmeras lideranças militares que dedicaram sua vida à comunidade.

 

Assista, abaixo, à Sessão Solene:

 

Fotos: Orlando Kissner/ALEP

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.