REPÚDIO às manifestações públicas contra o Batalhão de Polícia Rodoviária
A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR) vem a público manifestar REPÚDIO às manifestações públicas do presidente da Câmara de Vereadores de Almirante Tamandaré, direcionadas a policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária, nas quais protesta contra as ações fiscalizatórias de trânsito. Nos vídeos há exposição do nome do comandante do BPRv, com narrativa acusatória, conclusões e ilações, sem o mínimo embasamento.
A conduta reprovável do vereador afeta gravemente os princípios éticos, vez que, afirma que, ainda que os policiais militares estejam agindo dentro da legalidade, que o façam em outro Estado ou outra cidade. Tal afirmação jamais poderia partir de um representante político, em especial de quem preside uma casa legislativa municipal, onde são elaboradas leis, com o fito de organizar a vida em sociedade, garantindo a ordem, a justiça e o respeito aos direitos individuais e coletivos.
É lamentável a incoerência em instigar o descumprimento das regras estabelecidas, que regulam o comportamento dos cidadãos, controlam as interações sociais e protegem o bem-estar da comunidade.
Os números da violência no trânsito são alarmantes no Brasil e as ações de fiscalização servem para garantir a segurança e a ordem nas vias, através da aplicação e cumprimento das leis de trânsito, com a função de educar condutores e pedestres e corrigir infratores, sempre com o objetivo de reduzir sinistros e salvar vidas.
Não obstante no Estado Democrático de Direito se aplique a livre manifestação do pensamento, tem-se que o respeito, a lisura, a civilidade, a urbanidade, a veracidade e a boa-fé devem nortear as relações sociais e profissionais.
A ASSOFEPAR reafirma sua confiança na honestidade, probidade e dedicação dos Oficiais citados, disponibilizando-lhes os meios necessários para a devida assistência jurídica que a questão exige.