• CONTENT

Notícias

08.11.2021

Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior assume o Comando do Corpo de Bombeiros

Na manhã da segunda-feira (08/11) o Cel. QOBM Gerson Gross entregou o Comando do Corpo de Bombeiros da PMPR ao Cel. QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior, em prestigiada solenidade ocorrida no Quartel Central da Corporação.

 

Muito emocionado o Cel. Gross despediu-se da tropa após fechar 35 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e à população paranaense. Em seu discurso apresentou os principais pontos de avanço trilhados no período de comando, com destaque para a revisão do Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros, a gestão por meio de projetos, em especial ao “Descomplica – Corpo de Bombeiros” e outros avanços com foco no bem-estar da tropa e na qualidade do ensino, destacando neste quesito, a fase de finalização da Escola do Corpo de Bombeiros, em área da Academia Policial Militar do Guatupê.

 

O Cel. Gross foi homenageado pelo Comandante Geral da PMPR Cel. QOPM Hudson Leôncio Teixeira e pelo Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, os quais enfatizaram seu comprometimento com a qualidade do serviço prestado ao cidadão paranaense, à dedicação à melhoria do ensino em toda sua carreira e o esforço em prol das melhorias para os integrantes do Corpo de Bombeiros.

 

NOVO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS

 

Nascido em Curitiba em 17 de junho de 1970, o Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior é filho de Glacy Ramos Mariano de Figueiredo e Manoel Vasco de Figueiredo. Ingressou no Corpo de Bombeiros em 7 de maio de 1990 no Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê. Foi promovido ao posto mais alto da Corporação em 2020.

 

Possui diversos Cursos de Especialização em sua carreira com destaque para o Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia Policial Militar do Estado de Santa Catarina,  Especialização Lato Sensu em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Curso de Altos Estudos Estratégicos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina – equivalente ao Curso Superior de Bombeiro Militar e Especialização Lato Sensu em Gestão Pública com ênfase à atividade de Bombeiro Militar pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

O Cel. Vasco exerceu funções estratégicas na Corporação, entre elas Chefe da Defesa Civil do 6º Grupamento de Bombeiros – São José dos Pinhais, Chefe do Centro de Operações de Bombeiros, Chefe da Seção de Logística e Administração Militar do Corpo de Bombeiros, Chefe da Seção de Pessoal do Corpo de Bombeiros, Comandante do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar, responsável pela Grande Curitiba, Litoral paranaense e Região do Campos Gerais, e Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros.

 

Ao final da solenidade, cumprindo um tradicional cerimonial das passagens de Comando do Corpo de Bombeiros, o Cel. Gross recebeu um banho de mangueira de uma viatura de combate a incêndios modelo Auto Bomba Tanque Resgate, sendo que os operadores da linha foram o Governador Ratinho e o Cel. Hudson.

A ASSOFEPAR, que esteve presente no evento representada pelo seu Vice-presidente e Ex-comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. BMRR Edemilson de Barros, deseja ao Cel. Gross sucesso e realizações nessa nova fase de sua vida, agora na condição de Veterano da PMPR e ao Cel. Vasco uma profícua gestão, com muitas realizações em prol do Corpo de Bombeiros e de todos os cidadãos paranaenses.

 

Imagens: Agência Estadual de Notícias

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.