• CONTENT

Eventos

20.03.2019

Batalhão de Polícia de Trânsito chega aos 67 anos e ASSOFEPAR participa da solenidade

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) comemorou seu aniversário de 67 anos com solenidade na sede da Unidade, nesta quarta-feira (20). O evento foi prestigiado pelo Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), Coronel Izaías de Farias.

 

 

Durante o evento houve a entrega da medalha “Mérito do Trânsito Urbano” e de certificados a parceiros do Batalhão. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas ex-Comandantes do BPTran, Oficiais e Praças da corporação, além de convidados. Representando o Comando da PMPR, participou da cerimônia o Subcomandante-Geral da corporação, Coronel Antônio Carlos de Morais.

  

O BPTtran

 

A data oficial da criação do BPTran, foi publicada em Boletim Geral nº 049, de 28 de fevereiro de 1952, com o nome de Serviço de Guarda Sinaleiro de Trânsito da Polícia Militar, sendo o então 1º Tenente Reinaldo José Machado, o seu primeiro Comandante. 

 

Posteriormente, de acordo com o Decreto Governamental 16.313, de 27 de Outubro de 1964, o Batalhão de Sinaleiros de Trânsito passou a denominar-se Batalhão de Controle de Tráfego (BCT). No início de 1971, ficou adido ao BCT, o Corpo de Polícia de Estabelecimentos de Ensino, em virtude de seus componentes desempenharem funções correlatas em estabelecimentos de ensino da capital.

Em 17 de Julho de 1973, foi criado o Pelotão de Motociclistas, com a finalidade de realizar o policiamento motorizado de trânsito e o serviço de batedor e de segurança aproximada, quando do deslocamento de autoridades, comboios e da realização de competições desportivas e desfiles.

Posteriormente, conforme a LOB (lei de Organização Básica da PM), Lei nº 6.774, de 8 de janeiro de 1976, o BCT passou a denominar-se Batalhão de Polícia de Trânsito, ficando subordinado ao Comando do Policiamento da Capital, atual 1º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná.

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.