• CONTENT

Eventos

17.05.2018

ASSOFEPAR prestigia solenidade de homenagem ao patrono da PMPR

Conselheiros e vários Oficiais Militares Estaduais representaram a Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR) no evento comemorativo ao patrono da PMPR, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento (1882-1934), na manhã desta quinta-feira (17), na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).
 
O coronel Sarmento é um dos personagens mais emblemáticos da história do Paraná, principalmente nos momentos de conflitos, em que atuou com brilhantismo e extrema dedicação à preservação da ordem pública, da democracia e da liberdade.
 
Houve a entrega das medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze aos Militares Estaduais que alcançaram 30, 20 e 10 anos de serviço, respectivamente. Também foram condecoradas com a medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Corporação, e a medalha Mérito, personalidades da sociedade civil, Militares Federais e Estaduais que contribuíram com as causas da segurança pública. Entre os homenageados estava a Coronel Aparecida, Conselheira da ASSOFEPAR e integrante também da Associação da Vila Militar - AVM.
 
A Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, Comandante-Geral da PMPR recebeu a medalha Tenente Max Wolf Filho, da Legião Paranaense do Expedicionário, condecoração histórica constituída pelos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Também na oportunidade, o Chefe do Estado Maior da PM, Coronel Antônio Zanatta Neto, foi condecorado com a medalha Sarmento.
 
CORONEL SARMENTO – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912. Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. Faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil.

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.