• CONTENT

Eventos

14.08.2018

ASSOFEPAR prestigia lançamento de livro e recebe homenagem em evento

A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR) participou no último dia oito (8/8), do lançamento do livro “Capitão Rosinha, vida e obra do maior historiador da Polícia Militar do Paraná”. O evento faz parte da agenda de comemoração aos 164 anos da PMPR.

 

A solenidade ocorreu no Clube dos Oficiais, durante o almoço mensal da Velha Guarda. A obra é uma biografia sobre o Capitão João Alves da Rosa, autodidata que ingressou na PMPR como soldado e chegou ao posto máximo permitido na época, que era de Capitão. Para o presidente da ASSOFEPAR, Coronel Izaías de Farias, a obra faz jus à importância do Capitão Rosinha.

 

“É uma homenagem à memória, à dedicação e à vida do Capitão Rosinha. Um Oficial que tem o reconhecimento da Corporação, tendo em vista que é Patrono do 19º BPM, recebeu a denominação da medalha do Curso de Oficiais e deu nome à biblioteca da APMG. Capitão Rosinha se dedicou a escrever a história da Corporação, demonstrando a importância da preservação das nossas tradições. Capitão Rosinha é um herói da PMPR e foi muito importante a ASSOFEPAR ter participado da solenidade para homenageá-lo e também acabou homenageada”, disse o Coronel Farias, fazendo também referência à moeda comemorativa que recebeu da AVM, como presidente da Associação dos Oficiais.

 

A honraria foi entregue pela comemoração do 55º aniversário da Associação da Vila Militar (AVM) para personalidades militares, em reconhecimento pelo trabalho junto à Associação, entre elas o Alto Comando da PMPR.

 

 

Capitão Rosinha

 

Conhecido carinhosamente como Capitão Rosinha, o Capitão João Alves da Rosa escreveu vários livros sobre a história da PMPR e participou ativamente da formulação de legislações pertinentes, apoiando Comandantes-Gerais e governadores; tendo grande participação, ainda, na indicação do Patrono da Corporação. Auxiliou na defesa de teses para cursos, colaborou em edições de livros e jornais, e destacou-se como membro da comissão de restauração do Museu Histórico da PMPR.

 

Nascido em 1933, ele ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1953, como Soldado. Galgou todas as promoções de praças, até chegar a 1º Sargento, em 1964. Então, ingressou no Curso de Formação de Oficiais de Administração, antigo COA, conquistando, em 1978, o posto de Capitão.

 

Em homenagem ao importante trabalho que realizou, o 19º BPM, localizado na cidade de Toledo, leva o seu nome, assim como a biblioteca da Academia Policial Militar do Guatupê.

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.