Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná
  • CONTENT

Eventos

20.05.2019

ASSOFEPAR prestigia homenagem ao patrono da PMPR, Coronel Sarmento

A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), representada por seu Presidente, Coronel Izaías de Farias, participou na manhã desta segunda-feira (20), da homenagem ao patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Joaquim Antônio Sarmento (1882-1934). A solenidade ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR).


Durante o evento houve a entrega da medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar, que é conferida, anualmente, pelo Chefe do Executivo, mediante proposta do Comandante-Geral, aos que mais se destacaram em favor da causa pública. O coronel Sarmento é um dos personagens mais emblemáticos da história do Paraná, principalmente nos momentos de conflitos, em que atuou com brilhantismo e extrema dedicação pela manutenção da democracia e da liberdade.

 

CORONEL SARMENTO

 

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

 

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

 

Foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O Coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha