• CONTENT

Notícias

02.04.2021

2 de abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo

ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu a data de 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O nome técnico oficial: Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento.



A partir do ano passado, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag: #RESPECTRO nas redes sociais.
Na nossa imensa comunidade miliciana, temos muitas famílias com filhos diagnosticados com autismo, o que resulta numa necessidade de atenção e acompanhamento maior, com mais exames, terapias e aulas de reforço.



A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), tem um importante projeto de inclusão dos portadores de TEA pelo Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Foi elaborada a adaptação da apostila de aula da aplicação do programa para alunos laudados com TEA, projeto que teve a parceria da Clínica Self Center, através de profissionais de psicologia com experiência de décadas na aplicação de terapias, e da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), na confecção do material. A apostila já foi submetida à análise do Centro de Formação do PROERD no Rio de Janeiro, e atualmente está no processo de tradução para o inglês, para que o material seja encaminhado para o PROERD dos Estados Unidos.



A aprovação da apostila adaptada do PROERD, idealizada pela nossa Corporação, proporcionará a utilização desse material pelos policiais educadores sociais do programa em outras Unidades da Federação ou até mesmo em outros países, resultando num grande movimento de inclusão e benefício para muitos alunos e suas famílias.

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.