• CONTENT

Eventos

16.08.2021

142 anos do Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio"

O Presidente da ASSOFEPAR Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens participou, nesta segunda-feira (16/08), da Solenidade Alusiva ao 142° Aniversário do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio”.

 

O Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio", conhecido como Regimento de Cavalaria, é a unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná, e tem sua história confundida com a própria história da Corporação, estando sempre presente nos eventos mais marcantes de nosso estado, como a Guerra do Contestado e a Revolução Federalista. Desempenha suas atividades exclusivamente no policiamento hipomóvel nos locais de acesso restrito, em parques públicos e em locais de grande movimentação de pessoas, suplementando a atuação das demais Unidades Operacionais de Área. É também empregado no policiamento externo de futebol, shows, carnaval, eleições, comícios, passeatas, carreatas, parque de exposição, festivais musicais e folclóricos.

 

Além de suas atividades de policiamento, o Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” se destaca nos projetos de cunho social e de aproximação com a comunidade, dentre eles, a equoterapia, um atendimento que é ofertado gratuitamente desde 1991 e que já beneficiou cerca de 5 mil pessoas. A equoterapia é indicada para pacientes com deficiência e diversas síndromes, que possam ter contato com equinos. O tratamento tem duração de dois anos. Além da comunidade em geral, a equoterapia é oferecida para policias militares e bombeiros da ativa e da reserva que estejam afastados do serviço por problemas psicológicos.

 

Em seu Boletim Especial, o Comandante da unidade, Tenente-Coronel Emídio Angelotti destacou a forte ligação entre o cavalo e seu cavaleiro como companheiros inseparáveis que enfrentam os perigos e obstáculos impostos diariamente no serviço operacional e que garantem a ordem pública e a proteção à sociedade.

 

Várias autoridades civis e militares estiveram prestigiando o evento, dentre elas o Comandante Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira e o Comandante do 1º CRPM Cel. Wagner.

 

 

Com a mesma convicção que afirmamos “SOMOS OFICIAIS – SOMOS ASSOFEPAR”, asseveramos que “SEMPRE HAVERÁ UMA CAVALARIA”.

 

Parabéns glorioso Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio”.

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.