Quem Somos

A Revista Segurança Pública e Ciência (RSPC):

1- Consiste em uma publicação científica on-line, como iniciativa da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná (ASSOFEPAR) e tem a finalidade de incentivar a publicação de Artigos Científicos originais e de revisão (ABNT NBR 6022/2003);

2- Proporciona o espaço para a divulgação de conhecimentos específicos nos campos da segurança pública e defesa social, de elevado rigor científico;

3- Objetiva a divulgação de produção científica de elevada qualidade nos campos da segurança pública, defesa social e áreas afins. Um dos papéis da RSPC é o de incentivar a publicação de trabalhos científicos nas áreas mencionadas, e na criação de um repositório no qual os trabalhos possam ser indexados e disponibilizados para consulta aos leitores.

Diferenciais

  O que distingue a RSPC das demais revistas científicas acadêmicas é a possibilidade de o pesquisador discutir e apresentar resultados de investigações científicas vinculados a temas sensíveis nas áreas da segurança pública, defesa social e áreas afins. Essa discussão visa contribuir para a organização do conceito de ciência nos campos do saber, objeto da RSPC, sempre pautado na ética e compromisso com a produção de conhecimento útil à sociedade.

Escrito por
profissionais
Conteúdo
atualizado
Leitura
de qualidade

Comitê Editorial

Uma equipe dedicada a expor informação relevante em todas as edições.

Ten.-Cel. QOPM Dalton Gean Perovano
(Doutor)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006), Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê - Escola de Oficiais (1994), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2014), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Santa Cruz e Especialização em Comunicação e Informação Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Oficial da Polícia Militar do Paraná com atuação em cargo de direção na área de gestão pública e com enfoque em planejamento e projetos institucionais. Instrutor da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) na Escola de Formação de Oficiais (EsFO). Autor dos seguintes livros: “Manual de Metodologia Científica para a Segurança Pública e Defesa Social”, “Manual de Metodologia da Pesquisa Científica” e “Segurança Pública e Trânsito”.

Ten.-Cel. QOBM Ivan Ricardo Fernandes
(Mestre)

Mestre em Engenharia de Construção Civil – UFPR (2015). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009) e graduação em Formação de Oficiais Bombeiro Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999). Major Bombeiro Militar – Corpo de Bombeiros do Paraná, é Instrutor da Academia Polícia Militar do Guatupê, Professor da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR e Professor/Coordenador da Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR.

 

Ten.-Cel. QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto
(Mestre)

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Bacharelado e Licenciatura em História (UFPR/1991). Curso de Formação de Oficiais BM (APMG/1996) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (APMG/2011). Possui vários Cursos de especialização na Corporação como: Curso de Técnicas em Ambiente Vertical (Marumby Montanhismo/1999); Curso de Operações de Busca e Salvamento (CBPR/2000); Curso de Resgate em Montanha (COSMO/2000); Unidade de Treinamento de Escape para aeronave Submersa (Marinha do Brasil/2002); Curso de Piloto Privado e Comercial de Helicóptero (Escola Paranaense de Aviação e Centro de Operações Aéreas/2003); Gestão de Grandes Incidentes (Preston - Inglaterra/2003); Curso de Instrutor de Educação Física (APMG/2004) entre outros. Desempenhou diversas funções na Corporação, tais como: Instrutor das disciplinas de Salvamento Vertical, Salvamento Terrestre, Busca Terrestre, Salvamento Aquático, Orientação e Navegação, Emergências com Produtos Perigosos, Operações em Espaços Confinados e Doutrina de Emprego BM nos cursos da Academia Policial Militar do Guatupê e Escola de Formação de Praças. Possui as seguintes obras literárias: participou como um dos autores da obra Manual Técnico e Salvamento Aquático (CB/PMPR) e, no momento, finaliza a obra Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos.

Ten.-Cel. QOPM Valmir de Souza
(Doutor)

Possui graduação em Direito pela Universidade Paranaense (2003), graduação em Oficial de Polícia Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1996), mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e doutorado em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates (2016). Atualmente é Major da Polícia Militar do Paraná, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Toledo no curso de direito; professor titular da Faculdade Assis Gurgaz (FAG) no curso de direito, professor titular da faculdade Isepe de Marechal Cândido Rondon, foi professor de direito e demais cursos da Universidade Parananese (UNIPAR), foi professor do curso de direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui diversas especializações dentre elas: Administração e orientação educacional, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Gestão Ambiental, Direito Penal e Processo Penal, Políticas Públicas, Policiamento Montado, Polícia Judiciária Militar, Controle de Distúrbios Civis, Negociação de Crises, Programa de Resistência a Drogas e Violência – PROERD. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: policiamento comunitário, direitos humanos, segurança pública, violência, criminalidade, meio ambiente. Professor do Curso de Pós-graduação lato sensu em Segurança Pública e Cidadania da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor do Curso de Pós-graduação em Gestão e Auditoria Ambiental da FASUL e UNIPAR. Autor de diversos artigos e do livro “Sociologia do crime e da violência” pela Editora Intersabere.

Maj. QOBM Eduardo Gomes Pinheiro
(Doutor)

Pesquisador Público, Doutor e Mestre em Gestão Urbana pela PUCPR, Bacharel em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê – APMG (2000). Especialista em Emergências Ambientais (2009), em Administração – Segurança Pública (2012), em Metodologia do Ensino Superior e Educação à Distância (2015) e em Redução do Risco de Desastre e Desenvolvimento Local Sustentável (2015). Pós-Doutorando em Gestão Urbana (PPGTU/PUCPR) dedicando-se ao desenvolvimento do Indicador Municipal de Proteção e Defesa Civil – IPDC – preparação para desastres. Atua na área da educação desde 2001, como professor em diversos cursos. Oficial do Corpo de Bombeiros desenvolvendo atividades profissionais na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná desde 2005. Diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná – CEPED/PR.

 

Maj. QOPM Pedro Paulo Porto de Sampaio
(Mestre)

Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado no Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê. Possui ainda graduação em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especializações na área de Direito Público com ênfase em Magistério Superior, Administração com ênfase em Segurança Pública, bem como Direito Penal e Processual Penal aplicado à Atividade Policial. Tem experiência na área de Segurança Pública, com ênfase na atividade jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: assessoramento na área jurídica da Polícia Militar (legislação, convênios e contratos), polícia comunitária e orientada para a solução de problemas, planejamento estratégico e administração. Capitão da Polícia Militar do Paraná, atualmente como Chefe da Divisão Administrativa da Casa Militar da Governadoria. Membro do Grupo de Pesquisas Modernas Tendências do Sistema Criminal-FAE (cadastrado perante o CNPq). Atua como Adjunto ao Diretor do Departamento de Ensino em Gestão Pública e como professor da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê vinculada à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus São José dos Pinhais. Professor de Direito Administrativo e de Direito Penal para o Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares.

 

Maj. QOPM Wladimir Denkewski
(Mestre)

Oficial da Polícia Militar do Paraná. Chefe da Seção de Planejamento e Instrução do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual. Concluiu o Curso de Formação de Oficiais no ano de 1999. Possui especialização em Controle de Distúrbios Civis, Educação Física Militar, Primeira Intervenção em Crises e Operações de Busca e Salvamento. Bacharel em Direito pela UFPR, possuindo duas pós-graduações na área de administração pública e gestão educacional. Atualmente é instrutor da Academia Policial Militar do Guatupê. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Conselheiro Fiscal da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná e membro eleito do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Academia Policial Militar do Guatupê.

 

Cap. QOPM Marcos Roberto de Souza Peres
(Doutor)

Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação no Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê (2002). É Capitão da Polícia Militar do Paraná. Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) desde 2016. Membro da Comissão Própria de Avaliação da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). Oficial da Enlace Acadêmico da APMG junto à Rede de Internacionalização de Educação Policial desde 2016. Editor da Revista de Ciências Policiais da APMG. Professor da APMG desde 2009, das disciplinas de Metodologia Científica e Metodologia da Pesquisa. Bacharel em Direito pela Faculdade de Pinhais (2019).

 

Cap. QOPM Rafael Gomes Sentone
(Mestre)

Doutorando em Educação Física pela UFPR (2017 - ), Mestre em Educação Física pela UFPR (2016). Graduado no Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) (2009). Especialização em Educação Física – Curso de Instrutor de Educação Física pela UNESPAR/APMG (2012). Graduado em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil (2014). Graduado em Educação Física Bacharelado pelo UniBrasil (2016). Tem experiência na área de Educação Física. Atleta de atletismo desde 2004. Oficial da Polícia Militar do Paraná desde 2007.

 

André Tiago Pasternak Glitz
Promotor de Justiça (Mestre)

Possui Masters of Laws (LL.M.) - Columbia University School of Law (2016). Atualmente é professor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (2015); Professor Convidado da Escola Superior da Polícia Civil do Estado do Paraná (2017); Professor Convidado do Centro Universitário FAG (pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal) (2017); Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal, Investigação Criminal e Controle externo da atividade policial.

 

Jefferson Augusto de Paula
Advogado (Mestre)

Atualmente é Advogado e Professor da Graduação e da Pós-graduação. Com grande atuação em Direito Público, com ênfase em direito penal, direito administrativo e direito militar.

 

Prof. Lucas Massimo
Uninter (Doutor)

Lucas Massimo possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2012), e doutorado em Ciência Política na UFPR (2018). Atualmente é vinculado ao programa de Pós-Doutorado do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. É pesquisador do NUSP/UFPR, editor da Revista de Sociologia Política, e coordenador do curso de Ciência Política do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em recrutamento político, atuando principalmente nos seguintes temas: profissionalização política, primeira república, senadores brasileiros.

 

Daniel Ribeiro Surdi Avelar
Juiz de Direito (Doutor)

Possui graduação em Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (1999). Mestre em Direito (UNIBRASIL). Atualmente é professor-assistente da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), professor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e professor da FAE – Centro Universitário.

 

Entre em contato

Vamos conversar?

Este espaço é destinado para tirar as dúvidas sobre a submissão de seu Artigo Científico e sugestões para a implementação da RSPC.

×

Nome da pessoa

Cargo/função

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.