Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná
  • CONTENT

Carreira

10.09.2018

Unidade do Corpo de Bombeiros do Paraná é a primeira do Brasil a ter certificação ISO 9001

Um fato inédito no cenário nacional, uma unidade de Bombeiro Militar ser recomendada à certificação ISO 9001, com reconhecimento internacional. A conquista é do Paraná e a Unidade certificada é o 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Guarapuava, sob o Comando do Major Arlisson Sanches, associado da ASSOFEPAR.

 

A Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization), popularmente conhecida como ISO é uma entidade que congrega os grêmios de padronização de 204 países. Fundada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO aprova normas internacionais em um grande número de áreas de interesse econômico e técnico.

 

Para se chegar a essa conquista, sacramentada pela auditoria da Agência SGS, homologada pelo Inmetro, e finalizada no último mês de junho, o processo todo durou 15 meses. Houve a padronização dos serviços para se alcançar a adequação às exigências propostas para a certificação. O Corpo de Bombeiros trabalha com ações preventivas, gestão de riscos e princípios de qualidade, previstos na ISO 9001:2015, o padrão mais moderno do selo, que abrange os três quartéis de Guarapuava: Central, Primavera e Entre Rios, além dos pelotões de Pitanga e Laranjeiras do Sul.

 

 

De acordo com o Major Sanches, ter a certificação é sinônimo de preocupação com as expectativas e interesses da população. “O nosso foco é o bem-estar da sociedade”. Para fazer frente a essas exigências, os Militares Estaduais passaram por várias oficinas de treinamentos e qualificação, foi realizado o diagnóstico da unidade, estabelecidas as ferramentas de qualidade, até chegar à implantação da gestão almejada: a melhor e mais moderna do país.

 

“Guarapuava vive um momento muito bom e estamos contribuindo com isso. Somos uma pequena célula no interior do Paraná e temos essa conquista. Receber esse selo de qualidade é extremamente gratificante, foi um trabalho árduo, difícil, mas que contou com o envolvimento de Oficiais e praças. É um mérito de todos”, disse o Comandante da Unidade.

 

 

A partir dessa conquista, um novo desafio à vista. “Agora o nosso trabalho será para manter a qualidade para continuar merecendo essa certificação. Mas acho que esse mérito, mais do que uma satisfação pessoal, é um orgulho para o Paraná”.

 

Ainda segundo o Major Sanches, o serviço, que já era de qualidade, passa a ter um reconhecimento público. “Nós temos vocação para qualidade, nosso serviço na PMPR é de qualidade, mas a certificação é o reconhecimento público de que estamos fazendo aquilo que nos propusemos, no tempo proposto, atingindo qualidade e metas propostas. Protocolos, processos, com tudo registrado e em busca da qualidade continuada. O objetivo final disso são os nossos usuários. Ter a certificação garante à população que ela vai receber os serviços no prazo correto, que ela vai ser atendida com atenção e qualidade”, finaliza o Oficial.

 

 

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha