Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná
  • CONTENT

Eventos

19.03.2019

ASSOFEPAR prestigia solenidade de aniversário do BPEC

O presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná, Coronel Izaías de Farias, prestigiou nesta terça-feira (19), a solenidade em comemoração aos 11 anos de existência do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).

 

Durante a cerimônia, ocorrida no Colégio Adventista do Portão, em Curitiba, Militares Estaduais e civis foram homenageados com medalhas e placas, tudo acompanhado por uma plateia composta por alunos, Oficiais, Praças e familiares. Além das autoridades presentes, a exemplo dos Deputados Estaduais Coronel Lee, Soldado Fruet e Alexandre Amaro.

 

O Vereador de Ponta Grossa, Pastor Ezequiel,  que já integrou os quadros da Unidade, homenageou o BPEC por meio de uma moção de aplauso à Unidade, na câmara da cidade.

 

A solenidade foi encerrada com uma emocionante apresentação do coral do Colégio Adventista.

 

 

O BPEC

 

O aniversário do Batalhão é comemorado no dia 19 de março, data do Decreto Estadual que criou a Unidade. Por meio do Decreto 9016, de 25 de setembro de 2013, o Batalhão passou a ter o nome de seu idealizador, “Coronel Anselmo José De Oliveira”, falecido em 17 de junho de 2013.

 

O BPEC desenvolve dois Programas: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O Programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC) é construído em cada comunidade escolar com o desenvolvimento de módulos e com a inclusão de atividades complementares. A aplicação do programa se dá em três módulos, todos aplicados na escola e de acordo com o interesse da direção e comunidade escolar, denominados de “Módulo de Segurança na Escola”, “Módulo de Educação Preventiva e Segurança” e “Módulo Suplementar de Segurança na Escola”.

 

Já o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PORERD) é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E, tendo passado por intensa adaptação à realidade brasileira, e contextualizado na sociedade paranaense. Está presente em todos os Estados do Brasil e é aplicado pelas Polícias Militares. No Paraná o PROERD teve início em maio de 2000 no município de Matinhos. Inicialmente foram contempladas sete escolas municipais, totalizando 480 alunos que concluíram o programa em 17 de novembro do mesmo ano.

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha