Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná
  • CONTENT

Eventos

02.07.2018

ASSOFEPAR prestigia aniversário de 139 anos do Regimento de Polícia Montada da PM

Unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná, o Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio" (RPMon), comemorou na última quinta-feira (28/06) o seu 139º aniversário. Durante a solenidade, da qual participou a ASSOFEPAR, por meio do seu Presidente, Coronel Izaías de Farias, foram entregues medalhas e honrarias a civis e Militares que colaboraram com o crescimento e desenvolvimento do Regimento nos últimos tempos.

 

A Medalha “Heróis da Cavalaria” foi instituída pela portaria do Comando-Geral Nº 791, de 11 de junho de 2008. A honraria é destinada a recompensar militares, civis e entidades públicas e privadas pela contribuição e pelo auxílio dispensados ao Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio".

 

O Comandante do RPMon, Major Elias Ariel de Souza, revelou que importantes mudanças estão sendo feitas no Regimento, como a renovação do plantel, das celas e da frota, além de melhorias nas garagens e pátios de manobras, apontadas pelo Major como sonho e necessidade de muitas décadas da unidade. O Oficial destacou, ainda, a importância social do Regimento. "Comemoramos nesses 139 anos, 21 anos do projeto de equoterapia, um projeto gratuito que hoje atende 150 famílias carentes do estado do Paraná”, disse o Major Elias.

 

Na cerimônia também foi feita a entrega de Medalha Policial Militar de ouro, prata e bronze que homenageia os Militares Estaduais que completaram 30, 20 ou 10 anos de carreira pelos excelentes serviços prestados à corporação e têm um bom desempenho em suas funções.

 

Entre os civis condecorados com a medalha “Heróis da Cavalaria”, estão os Deputados Estaduais Pedro Lupion e Luiz Claudio Romanelli e a Secretária da Comissão de Orçamentos da Assembleia, Ana Beatriz Silva do Prado. Segundo ela, ajudar o Regimento com as questões legislativas é uma forma de fazer a diferença em sociedade. “A gente faz não pensando em recompensa, e sim em ajudar, e para mim foi muito gratificante, receber esta medalha, não tenho palavras para explicar a quão emocionada fiquei”.

 

HISTÓRIA – O RPMon iniciou-se na seção de Cavalaria da Província do Paraná, que foi criada pela lei nº 522 de 28 de junho de 1879. No decorrer dos anos a cavalaria participou dos episódios mais marcantes da história do estado, como a Revolução Federalista e a Guerra do Contestado.

 

Desde 1890, exceto nos períodos de conflito, a unidade sempre foi classificada como esquadrão, porém em 1955 passou a denominar-se como Corpo de Polícia Montada, composto por dois esquadrões convencionais, um de metralhadoras e uma banda de clarins.

 

Já em 1968 passou a chamar-se Regimento de Polícia Montada com a denominação de coronel Cândido Dulcídio Pereira, conservando na maior parte do seu plantel viaturas automecanizadas, restando naquele tempo apenas um esquadrão de polícia montada.

 

Em 07 de junho de 2006, com a edição do decreto nº 6.733, o RPMon foi desmembrado com a criação do 20º Batalhão de Polícia Militar e passou, a partir de então, a contar com quatro esquadrões de Polícia Montada e a desempenhar suas atividades utilizando, exclusivamente, o processo de policiamento hipomóvel em todo território paranaense.

 

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha