Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná
  • CONTENT

Carreira

14.08.2019

ASSOFEPAR participa de debate sobre desmilitarização da polícia

Ocorreu nesta terça-feira (13), na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF), o debate "Desmilitarizar a polícia: segurança pública e direitos humanos”. Na ocasião, também houve o lançamento de uma exposição fotográfica com a mesma temática, que ficará aberta ao público até 13 de setembro. O evento foi realizado pela Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do Ministério Público Federal (7CCR/MPF) em parceria com a Organização Não Governamental Justiça Global. Foram convidados para participar da discussão, representando a ASSOFEPAR, os Majores Marcos Antonio Tordoro e Valmir de Souza.

 

De acordo com os Associados, a temática foi apresentada com a ambientação da realidade do Rio de Janeiro, o que não corresponde ao que ocorre no Paraná e demais Unidades da Federação. O modelo proposto de desmilitarizar a polícia é uma distorção criada por grupos ideológicos com o intuito de desmobilizar as instituições. Em contrapartida, no evento também foi abordado o Ciclo Completo das Polícias, o que seria uma solução aos problemas apresentados.

 

O Coronel Elias Miler, diretor da Federação Nacional de Oficiais Militares Estaduais e chefe de gabinete do senador da República Major Olímpio (PSL/SP), fez contrapontos aos argumentos favoráveis à desmilitarização. Sobre o tema, o Major Alan Fernandes, da PMESP, escreveu um artigo em que promove a reflexão, com embasamento bibliográfico sobre o tema. Merece a leitura: https://defendapm.org.br/policias-desmilitarizadas-um-debate-sobre-democracia-e-controle-da-forca-no-estado-brasileiro/

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha