(41) 3095-0087 / (41) 3095-0088



ASSOCIADOS

Associe-se


ASSOFEPAR MARCA PRESENÇA NA SOLENIDADE PATRONO CORONEL JOÃO GUALBERTO

Notícias 11/10/2017

A cerimônia ocorre em alusão ao aniversário do Patrono do 12º BPM

 

Na manhã de hoje (11), no 12º Batalhão de Polícia Militar, foi realizada a Solenidade Patrono Coronel João Gualberto de Sá Filho, em alusão aos seus 40 anos como Patrono da Unidade.

A cerimônia teve início às 9h30min, com a incorporação da Bandeira Nacional, e contou com a presença de cerca de 100 pessoas, incluindo membros da Unidade; a Banda Musical da PMPR; autoridades Militares como o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR); Coronel Maurício Tortato; o Presidente da ASSOFEPAR, Coronel Izaías de Farias, e o Secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Além de desfile, a solenidade teve entrega de medalhas de honra para 23 homenageados, dentre eles Oficiais da Corporação.   Em seus discursos, o Comandante-Geral da PMPR e o Secretário de Segurança exaltaram a imagem do Patrono, enalteceram sua memória e patriotismo. Destacaram também  a importância de resgatar e reconhecer heróis como ele. Além disso, explanaram sobre o papel da Polícia Militar na preservação da ordem pública, no exercício dos poderes constituídos e na sustentação da governabilidade.

O Coronel João Gualberto tornou-se Patrono da Unidade no ano de 1977, por nomeação do Governador do Estado na época, Jayme Canet Junior. A homenagem aconteceu pela atuação do Oficial na Batalha do Irani, em Santa Catarina, combate este que custou milhares de vidas e deu início à Guerra do Contestado.