(41) 3095-0087 / (41) 3095-0088



ASSOCIADOS

Associe-se


ASSOFEPAR - CARTA ABERTA

Notícias 31/07/2017

Em referência à matéria jornalística publicada na Gazeta do Povo no dia 28 de julho de 2017, intitulada: "SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ARTICULA DERRUBADA DO COMANDANTE DA PM DO PARANÁ", a Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná - ASSOFEPAR, manifesta-se nos seguintes termos:

Inicialmente parabenizamos o profissional de comunicação responsável pela publicação. Demonstrou coragem e compromisso com a verdade. O tema pode gerar algum grau de polêmica, mas precisava ser abordado.

Já de algum tempo acompanhamos, com indignação, as reiteradas posturas do secretário de segurança prejudicando a Corporação Polícia Militar, responsável pelas ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública em todos os municípios do Estado, 24 horas por dia.

É evidente a falta de consideração do Secretário, para com a Segurança Pública, com a Polícia Militar do Paraná e com os Militares Estaduais. Com clareza, verifica-se a desproporcionalidade na distribuição de recursos para investimentos e melhorias para a Corporação, situação que reflete diretamente na prestação de serviço à comunidade.

Ignora-se, quanto a estas situações descabidas, a abrangência das atribuições da PMPR, o quantitativo de seu efetivo, a natureza e complexidade das atividades desenvolvidas diariamente em prol da população paranaense.

Apesar destas dificuldades, somadas aos desafios naturais da administração pública contemporânea, a competência, o compromisso e o sacrifício dos Militares Estaduais têm assegurado a governabilidade deste Estado, o exercício dos poderes constituídos e a preservação da ordem pública.

Todo prejuízo causado à PMPR e aos seus integrantes, seja por inexperiência, por vaidade ou interesse em privilegiar outra instituição ou categoria, atenta contra os planos e imagem do governo, assim como, prejudica a população que depende de serviços públicos eficientes, com profissionais motivados e recursos compatíveis com as suas missões.

É possível publicar, periodicamente matérias que demonstram com números e fatos as injustiças que a PMPR e os Militares Estaduais vêm sofrendo há muito tempo, por ação ou falta de empenho do secretário de segurança.

Diante deste cenário, esperamos que o Governador Beto Richa esteja sensível a isso e substitua o secretário de segurança com a maior brevidade possível. A área de segurança pública merece respeito! A Polícia Militar do Paraná merece respeito! Os Militares Estaduais merecem respeito!

Quanto ao Comandante-Geral, Cel. Maurício Tortato, este goza de respeito e admiração por parte de seus pares, subordinados e da própria sociedade civil organizada. Dotado de moral ilibada e profundo conhecimento dos temas que envolvem a Corporação e suas atribuições legais, o Comandante-Geral, tem se destacado pela dedicação à causa pública e pelo verdadeiro espírito de liderança. Por estes motivos, dentre outros, merece o devido reconhecimento.

 

Avante ASSOFEPAR!

Avante PMPR!

 

                                                                            Curitiba, PR, 31 de julho de 2017.

 

 

                                                                                   Coronel Izaías de Farias

                                                                                  Presidente da ASSOFEPAR