(41) 3095-0087 / (41) 3095-0088



ASSOCIADOS

Associe-se


CASAL DE MILITARES ESTADUAIS SE DEDICA À ONG QUE AJUDA PACIENTES COM CÂNCER

Notícias 11/07/2017

Desde 2013, o Instituto Atitude na Cabeça confecciona e entrega perucas para mulheres, homens e crianças

 

Quando a sogra do Major Manoel Jorge dos Santos Neto morreu de câncer, em 2015, ele e a esposa, a Soldado Cristiane Borrasca, decidiram homenageá-la de um jeito diferente. “Queríamos ajudar mulheres que passaram pelas mesmas dificuldades que ela. Por isso, começamos a procurar instituições em que pudéssemos atuar como voluntários e encontramos o Instituto Atitude na Cabeça, criada por Suely Baldan”, conta o Oficial, membro da ASSOFEPAR.

O IAC, como é chamado, confecciona e entrega perucas para mulheres, homens e crianças que sofrem com a perda de cabelo, não só causada pelo tratamento pelo câncer, mas também por outras doenças, como o lúpus, ou acidentes como queimaduras e escalpelamentos. O Atitude na Cabeça já doou mais de 500 perucas de cabelo natural para pacientes, do Paraná e de outros estados do país, sem condições financeiras de adquirir uma peça, cujo preço varia de R$ 1,5 mil a R$ 8 mil, dependendo do volume e do comprimento.

O Instituto existe desde 2013, mas foi somente em 2015 que ganhou personalidade jurídica e notoriedade, graças à ajuda do casal de Militares Estaduais. “Ajudamos a oficializar a ONG e a divulgar o seu trabalho, que é tão importante para devolver a alegria e a autoestima desses pacientes que já sofreram tanto”, explica o Major Neto, que atualmente é Diretor de Ações Sociais do IAC. É dele a responsabilidade de participar de eventos e realizar palestras sobre o trabalho desenvolvido.

Além da doação de perucas, a instituição também faz a doação de acessórios como lenços, chapéus, bandanas, tiaras e presilhas. Também é oferecido aos pacientes atendidos, sessões de micropigmentação de sobrancelhas e tatuagem de mamilos, para pacientes que precisaram retirar a mama, devido ao câncer.

Todas essas ações só são possíveis graças ao trabalho dos voluntários, às doações de cabelo e acessórios recebidas pela ONG e às parcerias com outras instituições como o Museu do Futuro e com empresas, como o Salão Torriton e a Casa Mobile.

A sede do Instituto Atitude na Cabeça fica na Rua Francisco Rocha, 1.544. Para contribuir, por meio de doações ou trabalho voluntário, é necessário entrar em contato pelo telefone (41) 3015-0768.