(41) 3095-0087 / (41) 3095-0088



ASSOCIADOS

Associe-se


SAIBA COMO FOI O I ENCONTRO DAS ENTIDADES DE MILITARES ESTADUAIS DO PARANÁ

Notícias 20/04/2017

Primeira edição do evento foi realizada para fortalecer a representação política de classe por meio de um projeto de união entre membros da corporação e representantes eleitos

 

O I Encontro das Entidades de Militares Estaduais do Paraná para o Fortalecimento da Representação Política de Classe, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de abril, em Foz do Iguaçu, contou com a presença de cerca 100 militares estaduais, entre membros das entidades representativas, representantes políticos eleitos e autoridades. Cerca de 15 militares estaduais eleitos, entre eles prefeitos e vereadores, participaram do encontro.

O principal objetivo do evento foi unir os esforços e capacidades das entidades de todos os militares estaduais para desenvolver e aperfeiçoar a representação política da classe. O encontro também serviu para favorecer o amadurecimento político dos militares estaduais; apoiar a candidatura daqueles que se dispuseram e foram escolhidos pelos militares estaduais; assessorar e dar sustentação aos candidatos eleitos em seus mandatos; e acompanhar e avaliar o desempenho dos representantes eleitos, para definição de apoio ou não nas eleições subsequentes.

A independência, a universalidade, a igualdade, o respeito ao pensamento divergente, a valoração do argumento pela fundamentação, a priorização do consenso e a prevalência do interesse coletivo foram os principais princípios orientadores que permearam toda a programação do evento.  

O evento foi promovido por 10 entidades de classe. Além da ASSOFEPAR, participaram da organização do evento a Associação da Vila Militar (AVM), o Clube dos Oficiais da PMPR (COPM), a Sociedade Beneficente de Subtenentes e Sargentos (SBSS), a Associação de Praças do Estado do Paraná (APRA), a Associação dos Militares Estaduais do Paraná (AMEP), a  Associação dos Militares Estaduais dos Campos Gerais (AMEC), a União das Praças do Corpo de Bombeiros (UPCB), a Associação dos Policiais Militares do Litoral (APML) e a Associação dos Bombeiros de Foz do Iguaçu (ABOMFI).

Outras seis entidades representativas foram convidadas e participaram do encontro, incluindo a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME), com a presença do Cel. Marcelo Gomes Frota da PMRS, regional-sul da entidade; e a Associação Nacional de Praças (ANASPRA), com a participação do presidente da entidades, o Cabo Elisandro Lotin de Souza.

Também participaram o Comandante-Geral da PMPR Cel. Maurício Tortato, e o Subtentente da PMMG Héder Martins Oliveira, chefe de gabinete do deputado federal Subtenente Gonzaga.

Atualmente, a PMPR conta com 37 vereadores, 4 prefeitos e 1 vice-prefeito no estado. Segundo o Cel. Izaías de Farias, presidente da ASSOFEPAR, espera-se dos representantes eleitos a defesa das prerrogativas e interesses dos militares estaduais, buscando sempre a manutenção e a ampliação dos direitos de classe. “Também buscamos a melhoria da infraestrutura e das condições de trabalho dos militares estaduais, trabalhando sempre em conjunto com a Corporação”, explica.

Para isso, as entidades representativas se comprometeram a apoiar os representantes eleitos por meio de diversas ações, entre elas a divulgação das propostas e trabalhos nos meios de comunicação; o desenvolvimento de estudos relacionados aos temas de interesse; a definição de estratégias para o atingimento dos objetivos da classe; e a articulação junto às autoridades constituídas.

Como explica o Cel. Farias, a sociedade paranaense é a maior beneficiária do fortalecimento da representação política dos militares estaduais. “Na medida em que os militares estaduais forem melhor representados na política local e nacional, melhor será a qualidade dos programas de governo relacionados à segurança pública, e mais adequadas serão as condições de trabalho dos policiais militares e bombeiros. Consequentemente, maiores serão os resultados obtidos com as ações conduzidas em prol da população”.

Toda a Família Militar Estadual também será beneficiada, pois os seus integrantes terão melhores condições de participar da formulação, execução e avaliação das políticas públicas de segurança. Essa participação terá impacto favorável no grau de motivação e compromisso com a sociedade paranaense.

Fotos

Encontro em Foz do Iguaçu

I Encontro das Entidades de Militares Estaduais do Paraná para o Fortalecimento da Representação Política de Classe